NOTÍCIAS

Evento No Rio Grande do Sul reúne centenas de pessoas para falar sobre a importância do Diagnóstico Precoce

Luciana Mendina, mãe do Bernardo Martínez (Diretor de Promoção Asperger do MOAB) e autora do livro O autismo tem cura?, falou sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento do autismo ontem na Ulbra de Canoas, RS.
 
Estavam presentes diversas associações de autismo e seus representantes. Entre elas, a coordenadora do MOAB-RS, Claudia Frutuoso, e a Associação Canoense Autismo, realizadora do evento. Cerca de 270 pais, mães, professores e educadores especiais compareceram ao evento e participaram ativamente da palestra com perguntas e comentários.
 
Mais uma conquista para o nosso movimento! Juntos, somos mais fortes! 

1/7

Entrevista do Presidente do MOAB, Fernando Cotta, para a TV Senado

Palestras para alunos e professores

Uma das ações do Movimento Orgulho Autista Brasil é a de CONSCIENTIZAÇÃO.

Nossos Diretores visitaram neste início de ano várias escolas e empresas e conversaram com crianças e profissionais sobre a importância do respeito e da inclusão.

Marque uma visita nossa! 

Último Desabafo de 2017 foi emocionate!

Mais um encontro para troca de experiências, de conhecimentos, de carinho.

Venha fazer parte do MOAB!

Moab e IFB assinam um Acordo de Cooperação

O reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Prof. Wilson Conciani, e diretor-presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), Fernando Cotta, assinaram acordo de cooperação na tarde desta terça-feira, 10 de outubro, no gabinete da Reitoria.

A proposta é proporcionar ações como estágios curriculares e extracurriculares, projetos de pesquisa e extensão, consultorias e vistorias entre a instituição de ensino e a organização não-governamental sem finalidades lucrativas que trabalha pela melhoria da qualidade de vida das pessoas autistas e de suas famílias. 

As entidades já foram parceiras na realização de curso de atendimento especializado ao autista, II Seminário Nacional sobre Autismo e VI Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. Os dois últimos eventos aconteceram em setembro deste ano dentro da programação do INCLUIF no ConectaIF. 

Além da palestra com Caio Abujadi no próximo dia 28 de outubro, o próximo passo é a consolidação de uma cartilha sobre legislação inclusiva que será divulgada pela Editora do IFB nos próximos meses.

Participaram como testemunhas e partícipes do acordo de cooperação com os gestores, a diretora de Ensino do MOAB, Viviani Guimarães, e os educadores Alessandra Fonseca e Jaspion Leone, da Coordenação de Políticas Inclusivas da Pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFB.

(http://www.ifb.edu.br/reitori/15534-ifb-firma-acordo-de-cooperacao-com-o-movimento-orgulho-autista)

Entrega de placa de agradecimento ao IFB

Ontem, dia 27 de setembro, o presidente do Moab, Fernando Cotta, e a Diretora de Ensino, Viviani Guimarães, entregaram ao Reitor do Instituto Federal de Brasília, Wilson Conciani, uma placa de agradecimento pela parceria para  o II Seminário Nacional sobre Autismo e de reconhecimento pelos trabalhos realizados em prol das pessoas com autismo no IFB.
Nosso muito obrigado ao IFB e a toda sua equipe pelo seus empenho.

Projeto que insere o autismo no Censo do IBGE ganha força

Uma demanda antiga do Movimento Orgulho Autista Brasil está prestes a se tornar realidade. De autoria da Deputada Federal Carmen Zonotto, com relatoria do Deputado Federal Veneziano Vital do Rêgo Neto, o projeto que insere o autismo no Censo do IBGE ganha força.

 

A lei 7853/1989 determina que os censos incluam, em suas buscas, os dados das pessoas com deficiência. Hoje, há três perguntas sobre deficiência no censo do IBGE (que ocorre a cada dez anos):

1. Se a pessoa tem deficiência.

2. Qual deficiência entre mental, motora, visual, auditiva ou múltipla.

3.E qual o grau dessa deficiência entre grave, moderado ou leve.

O objetivo desse alteração é incluir o autismo nesse rol de deficiências.

O MOAB está acompanhando esse trabalho.

MOAB discute o PL 1874/2015 com o Dep. Federal Eduardo Barbosa 

Em uma reunião muito produtiva, no dia 13 de julho de 2017, com o deputado Eduardo Barbosa, relator do PL 1874/2015, que altera a Lei Berenice Piana, o MOAB, representado por seus diretores Vinícius Mariano, Ana Paula Gulias e Simone Franco, a coordenadora de Pirenópolis, Priscilla Martins,  e também pelos associados Leila Evaristo e Andrea Alves, discutiu o PL 1874/2015. Procuramos preservar a assistência nas áreas de higiene, locomoção e cuidados diversos sem perder de vista a necessária assistência nas áreas pedagógica, de comunicação e interação social.

Reunião no Instituto Federal de Brasília sobre o

No dia 28 de junho de 2017, ocorreu no Instituto Federal de Brasília - IFB uma reunião sobre a parceria entre o MOAB e o IFB para a realização no nosso II Seminário Nacional sobre Autismo com o tema: Autismo: uma abordagem interdisciplinar.

A princípio, nossa proposta era que  ele ocorresse nos dias 20 e 21 de outubro, mas recebemos o convite de participar do CONECTA, - que  é  um evento  nacional     realizado     pelo

Instituto Federal de Brasília (IFB), pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação - será realizado entre os dias 19 e 23 de setembro, no Centro de Convenções.

O MOAB sente-se honrado por mais essa parceria.

 Projeto de Lei Complementar 105/2017. Vitória do MOAB!

Projeto de Lei Complementar 105/2017  que foi aprovado e segue para a sanção do Governador Rollemberg permite a redução de jornada de trabalho sem redução de salário e sem necessidade de compensação para servidor público do Distrito Federal.

 

Esse projeto foi fruto de um encontro que ocorreu final do ano passado entre os membros da Comissão dos Direitos dos Autistas da OAB. Fernando Cotta, presidente do MOAB, fez essa sugestão ao presidente da OAB, Juliano Costa Couto, que encaminhou a proposta ao Executivo.

MOAB faz palestra para alunos no STJ

O MOAB, em parceria com o STJ promove palestra para os alunos da Escola Classe da 416 Sul, de Brasília. As Diretoras do MOAB, Amanda Paschoal e Viviani Guimarães estiveram presentes e deram informações às crianças e professores presentes. Amanda Paschoal desenvolveu até um jogo para as crianças que se divertiram e fizeram muitas perguntas.

O MOAB agradece muito aos STJ por essa oportunidade. São essas ações que promovem a conscientização das pessoas sobre o Autismo.

Foi lançada oficialmente, em 07 de junho de 2017, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Autistas. Seu presidente, Deputado Delegado Francischini, que tem um filho autista de 6 anos, Bernardinho, ressaltou a importância de serem implantadas políticas públicas efetivas no diagnóstico e no tratamento do autismo, com a possibilidade futura de inserção no mercado de trabalho. "Se não houver o cuidado apropriado nos primeiros anos da criança, ela não terá oportunidades no futuro. Se não houver diagnóstico precoce e inclusão social, como poderemos inserir o autista no mercado de trabalho mais tarde?", falou.

O lançamento contou com a presença do Deputado Paulo Freire, vice-presidente da Frente; Eduardo Barbosa, membro da frente e da CPD; Carmen Zanotto, membro da frente e da CPD; Deputada Rosinha da Adefal;  Deputada Zenaide Maia; Deputado Cabo Sabino; Deputado Otávio Leite; Deputado Mandeta; Deputado Zé Augusto Nalin; e de representes de entidades de autistas como Fernando Cotta, presidente do MOAB; dos diretores do MOAB Lennon Custódio, Vinícius Mariano, e Luciana Mendina e da Coordenadora Municipal do MOAB em Pirenópolis/GO, Priscila Assunção.

Desabafo Autista Asperger no dia 20 de maio

Momento único em que pais, profissionais e autistas se ajudaram, trocando informações e experiência de vida. Cada ser humano é único dentro e fora do espectro e isso nos traz uma grande riqueza, pois tanto para o recém-chegado, quanto para aqueles que estão vivenciando o Autismo há décadas, sente-se que o tema nunca se esgota, é um aprendizado constante!

Mostrar Mais

O nosso muito obrigado a todos que participaram!

Audiência pública, em Uberlândia, discute e aprofunda as políticas públicas voltadas para as pessoas com

Transtorno do Espectro do Autismo - TEA.

Uma audiência pública promovida nesta ultima terça feira (04/04), pelo vereador Adriano Zago, solicitada formalmente pelo Movimento Orgulho Autista Brasil - MOAB, teve o objetivo de discutir e aprofundar as políticas públicas voltadas para as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA, da cidade de Uberlandia. Na oportunidade o MOAB solicitou agilidade para a instituição do Censo quantitativo de pessoas com autismo, bem como a implantação do Centro Integrado para Autistas e a regularização dos direitos segundo a Lei 12.764 no que diz respeito a: moradia assistida, estacionamento na vaga especial, alimentação adequada de acordo com a restrição individual de cada autista nas escolas, medicamentos e ações que venham apoiar e inserir esse autista na sociedade.

 

Estamos muito gratos a Deus por todo trabalho executado e pela grandes ações que virão a fim de beneficiar todos os autistas, de todas as idades e graus de comprometimento. Agradecemos o poder público executivo na pessoa de Carla Barbosa Alves; o poder legislativo através dos vereadores Antonio CarrijoRoger DantasFelipe FelpsIsmar Prado e Thiago Fernandes; a assessoria de Valéria Santos; as profissionais Maria Helena Rossi e Livia Araujo Macedo; a OAB Uberlândia; a associação Zeiza Dojo Karate Shotokan na pessoa da Zeiza Matildes; a APAE na pessoa da Marislene Nunes da Silva; o grupo de pais Amor Autista através das mães Miguela Rabelo e Ana Paula Ferreira da Silva; o Centro de Convivência Autismo e Otimismo na pessoa de Carina Regatieri; demais profissionais e amigos dos autistas.

Solenidade na Assembleia Legislativa do Paraná,

em Curitiba, debate "a importância do diagnóstico precoce no tratamento do autismo"

Foi realizada, no dia 03 de abril, solenidade na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, para debater "a importância do diagnóstico precoce no tratamento do autismo".

 

Estavam presentes vários especialistas do assunto, entre eles, o Dr. Sérgio Antoniuk, pediatra de Curitiba; Dr. Alfredo Jerusalinsky, psicanalista e doutor em Desenvolvimento Infantil pela USP; Nilton Salvador, coordenador do MOAB Paraná, Bernardo Martínez, autista, e sua mãe, Luciana Mendina, autora do livro "O autismo tem cura?".

 

O evento foi em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que aconteceu no domingo, 02 de abril. 

Além desse evento, ocorreu uma audiência pública em Maringá, na qual foram destinados R$ 500 mil de uma emenda do Deputado Delegado Francischini para a criação de uma Clínica-Escola para autistas na cidade!! 

Mostrar Mais

Palestra para os Estagiários e Servidores do Programa Educativo do CCBB

A Diretora de Ensino, Viviani Guimarães, e a Conselheira Amanda Paschoal, realizaram uma palestra para estagiários e servidores do Programa Educativo do CCBB. O MOAB agradece essa oportunidade de trocar experiências e informações!

Jornada Especial a servidor que cuida de parente com deficiência é sancionada!

O presidente da República, Michel Temer, sancionou nesta segunda-feira (12) a lei que concede jornada especial de trabalho a servidores públicos federais que cuidam de parentes próximos com algum tipo de deficiência.

A sanção presidencial deve ser publicada no “Diário Oficial da União” nesta terça (13), segundo a Presidência.

Com a medida, que altera a legislação de 1990 sobre o assunto, os servidores públicos que têm cônjuge, filho ou dependente com qualquer tipo de deficiência terão direito ao horário especial e não precisarão mais compensar as horas despendidas com o cuidado. A nova lei também garante o recebimento do salário integral.

Atualmente, a lei já prevê jornada especial aos servidores com deficiência, mas aqueles que precisavam cuidar de um parente próximo ou dependente com deficiência tinham de compensar o tempo investido, com abatimento na remuneração.

O projeto de lei foi apresentado em outubro de 2015 pelo senador Romário (PSB-RJ). ele próprio pai de uma menina com síndrome de Down.

Segue para a Sanção presidencial o PL 3330/2015

Mais uma vitória do MOAB!
No dia 19 de outubro de 2016 o PL 33030/2015 foi aprovado na Câmara Federal.
O Movimento Orgulho Autista Brasil agradece ao Dep. Hugo Leal e ao Senador Romário por seu apoio.

Desabafo Autista & Asperger em Planaltina 

Um encontro marcado pela emoção!
O adolescente Bernardo falou sobre sua história e respondeu perguntas do público, levando esperança e otimismo. Foi um bálsamo para os pais com crianças recém diagnosticadas. Profissionais presentes aprenderam um pouco mais sobre como funciona a mente, o sentimento, de quem passou a infância sob tratamento, dentro do espectro autista.

Nota de Esclarecimento

O Movimento Orgulho Autista Brasil - MOAB estabeleceu contato com a Assessoria da Presidência do Supremo Tribunal Federal - STF e esta é a pronta resposta recebida na nota da Senhora Presidente do STF, Ministra Dra. Cármem Lúcia.

Ministra Dra. Cármem

Lúcia Antunes Rocha

Presidente do STF

Aprovação do PL 3330/2015

Na data 15 de junho de 2016, foi aprovado por unanimidade na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) o PL 3330/2015 que "altera o Parágrafo 3o do Artigo 98 da Lei 8.112 de 11 de dezembro de 1990, para estender o direito de horário especial ao servidor público federal que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência de qualquer natureza e para revogar a exigência de compensação de horário."
De autoria do Senador Romário, o PL  contou com apoio e dedicação do Dep. Federal Wolney Querioz Maciel, presidente da CTASP, para sua aprovação. O Dep. Federal Bebeto era o relator, mas em virtude de seu atraso, o presidente da CTASP foi o relator ad hoc.
O MOAB agradece a todos os parlamentares que se empenharam para a aprovação desse PL que é uma vitória e uma conquista para todas as famílias que se esforçam diariamente para proporcionar a seus filhos / dependentes uma vida melhor. 

Reunião da CTASP

15/06/2016

Aprovação do PL 3033/2015

Dep. Federal Wolney

Queiroz Maciel

Senador Romário

Desabafo Autista / Asperger

A primeira reunião do Desafafo Autista / Asperger de 2016 ocorreu dia 21 de maio no Centro de Ensino Fundamental 410 norte e contou com o depoimento de Rita Louzeiro e mais 9 autistas que dividiram sua experiência e encantaram a todos.
 
Agradecemos a todos que participaram desse evento.

Reunião com a Deputada Federal Mara Gabrilli

Representantes do Movimento Orgulho Autista Brasil foram recebidos pela Deputada Mara Gabrilli, defensora dos direitos não só dos Autistas.
O MOAB levou demandas como o direito dos autistas adultos, da clínica escola e a adaptação curricular tão necessários a todos os Autistas.

Movimento Orgulho Autista Brasil

  • w-facebook