Grupo de Rio Claro luta pela causa autista

e vislumbra instituto especializado

O grupo Família Autista de Rio Claro, desde o início de suas atividades, há cerca de um ano, tem como anseio primordial a inclusão eficiente e efetiva, além de fazer com que a devida informação seja levada a todos lugares e, especialmente, o atendimento digno e de qualidade, conforme previsto na lei 12.764. “Com mais informação, teremos menos preconceitos. Queremos, sim, um instituto especializado, isso para o futuro, mas já trabalhamos para isso hoje”, garante Thais Lopes, presidente e idealizadora do grupo, juntamente com Naira Modelli, vice-presidente. Thais e Naira são mães, respectivamente, de Miguel, seis anos, e Antonio, cinco, que são autistas. 

O início

De acordo com Thais, quando do princípio da iniciativa, algumas pessoas que estavam envolvidas precisaram se afastar. Então, em março deste ano, idealizou um piquenique voltado às crianças autistas para que 02 de abril, que é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, não passasse em “branco”. “Procuramos a vereadora Maria do Carmo Guilherme, que nos deu apoio para que conseguíssemos trazer  palestrantes de Santos. Então, de uma palestra, precisamos estender para duas, tamanha procura. E de um grupo de quatro mães, fomos para um grupo de, hoje, 43 famílias”, relata a presidente.

 

Amparo

Thais conta que o suporte às famílias inclui terapias a custo reduzido, uma vez que o atendimento em Rio Claro destinado a autistas até seis anos possui uma extensa lista de espera. “Esperamos aumentar ainda mais esses atendimentos”, ambiciona.

Apoios

A presidente relata que o grupo conta com o envolvimento direto de representantes do Poder Legislativo rio-clarense, como a vereadora Maria do Carmo Guilherme, Yves Carbinatti, Thiago Yamamoto, o Thiago Japonês, e Julinho Lopes. “Contamos, também, com a generosidade da Faculdade Asser, que hoje cede uma sala para que possamos nos reunir em suas dependências”, conta.

 

Aos que precisam

Às pessoas que necessitam de amparo, o contato pode ser feito através do WhatsApp tendo em vista os seguintes números: (19) 98826-5545, falar com a própria Thais, ou (19) 98193-0198, com Naira. Uma outra forma é via e-mail, cujos endereços eletrônicos são familiaautistarc@gmail.com lopes.buscariol@gmail.com. Por fim, outra possibilidade de contato é por intermédio da página do grupo no Facebook: https://www.facebook.com/Grupo-Fam%C3%ADlia-Autista-de-Rio-Claro-1673343636260600/

 

Contribuições

Thais Lopes garante que todo tipo de ajuda é bem-vindo. “Hoje, precisamos de auxílio financeiro, além de espaço para realizarmos encontros e oficinas, bem como ajuda terapêutica, parcerias com desconto e atendimento com custo reduzido”, expõe.

(http://gazetarioclaro.com.br/grupo-de-rio-claro-luta-pela-causa-autista-e-vislumbra-instituto-especializado/)

Dia de Diversão para Autistas em Poá

Nossa Coordenadora Municipal do MOAB em Poá, Andrea Dul, realizou em Poá um dia de diversão para nossos autistas.

Parabéns por seu empenho, coordenadora.

Assistam à entrevista.

Thaís Rodrigues, coordenadora de Rio Claro,

em entrevista à Rádio Opção FM

Thaís Rodrigues, coordenadora de Rio Claro, em Brasília

A Coordenadora Municipal do MOAB em Rio Claro, Thaís Rodrigues veio a Brasília para cumprir uma extensa agenda em prol das Políticas Públicas para os Autistas.

Nossos agradecimentos por todo seu trabalho e empenho!

Aqui com a Vereadora em Rio Claro e Presidente Estadual do PMDB Mulher SP, Maria do Carmo Guilherme e o Diretor-Presidente do MOAB, Fernando Cotta.

Alinhando plano de trabalho entre autismo e parlamentar, MOAB e Grupo Família Autista de Rio Claro com Deputado Federal Ricardo Izar e seu assessor Frank e os diretores do MOAB, Vinícius Mariano e Viviani Guimarães.

Entregando projeto e mostrando as leis instituídas no município de Rio Claro para que  possamos disseminar pelos municípios afora.

Levando autismo para os Deputados Federais Baleia Rossi e Soraya Santos RJ

Audiência Pública na Assembleia Legislativa de São Paulo

Por solicitação  do Deputado Estadual Fernando Capez, ocorreu no dia 24 de agosto a Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. O MOAB esteve presente com  a coordenadora estadual de SP, Adriana Zink, e as coordenadoras municipais Marina Cafasso Moreira (Guarulhos), Andrea Dul (Poá), Thaís Rodrigues (Rio Claro) e Ana Paula Chacur (Santos).

 

Como resultado dessa audiência, ficou acordado o Fórum Permanente na Alesp sobre Autismo e o agendamento de uma Reunião com as Secretarias de Saúde e Educação para entregarmos as propostas e projetos.

Também foi pontuada a necessidade do censo no Estado. Ao trabalho!

1/4

Movimento Orgulho Autista Brasil

  • w-facebook