Amapá

Rodas de Conversa emocionam o Estado do Amapá

O Bloco do Abel é um bloco carnavalesco que foi criado em 2015 e que usa a folia para conscientizar as pessoas sobre o autismo. Mas, nem só de festa é feito o bloco. Para ajudar a disseminar conteúdo e acima de tudo conhecimento, fizemos durante as semanas que antecederam a festa, uma rodada de conversas e palestras com profissionais de qualidade que tiraram dúvidas de pais e educadores que foram prestigiar.

Abrimos as Rodas de Conversa com o Vice-Presidente da AMA-AP, Cassius Clay, com o tema “Políticas Públicas e Autismo, uma visão de futuro” que debateu sobre a valorização das pessoas com o transtorno de espectro autista em todas áreas que vai da educação, o social, a família, entre outros.

Para abordar sobre a educação do autismo em Macapá contamos, para a Roda de Conversa, com a pedagoga Joseane Nunes Saiheb, que conversou sobre “O aluno autista na educação básica de Macapá: Panorama Pedagógico e legal”.

Não é fácil entender sobre o diagnóstico do autismo e para conversar sobre isso chamamos a psicóloga Hilma Sena que esclareceu sobre o tema “Diagnóstico e Intervenções”. Tivemos uma divertida roda de conversa com os queridos Professores Renan Fonseca e Marco Drago Neto falando sobre “O ponto de vista de um autista”, nada melhor de entender o universo do autista do que saber pelos olhos deles.

Todos devemos que ter uma qualidade de vida saudável, por isso o Professor Rafael Santos falou sobre “A prática esportiva no cotidiano das pessoas com autismo”. Pois, investir em uma atividade ajuda na socialização dos autistas.

O professor Emerson de Paula, falou sobre “Acessibilidade Cultural”, onde falou sobre os direitos culturais das pessoas com deficiência, de políticas públicas na área da cultura e entre outros assuntos para que seja ampliado o acesso a cultura.

A palestrante Cristiane da Silva, pedagoga e especialista em Educação Especial, com o tema “Planejando para o sucesso na inclusão do autista”, onde explicou sobre a valorização na pessoal e não no autismo, além de orientar aos pais que sempre tenha um acompanhamento junto com aos professores para que seu filho estude de acordo com seus limites.

Falando um pouco sobre o universo musical e a inclusão do autista nesse meio, a palestrante  Alessandra Lobato mostrou um pouco sobre esse universo com a palestra “Autismo e Música”, onde os pais, educadores e as crianças puderam participar de uma roda de conversa com atividades.

E hoje estamos finalizando esse ciclo de palestras com a Deputada Marília Góes que vai nos falar sobre suas propostas e projetos para os autistas.

Estivermos cercados de pessoas que nos ajudaram muito nos bastidores dessas palestras como a presidente da AMAD, Maricley Ribeiro, a presidente da AMAZUL, Cristina Dias, a mãe do Abel, Alice Bessa e Tom Soares, que sem eles, essas palestras não iriam acontecer.

Todas essas pessoas que nos ajudaram abrilhantar ainda mais esse evento, o nosso muito obrigado e esperamos que seja uma parceria firmada para outros eventos que virão.

- Rafael Santos: A prática esportiva no cotidiano das pessoas com autismo. 98115-7219

- Cristiane da Silva Barbosa: Planejando para o sucesso na inclusão do autista. 99126-1225

- Jodoval. 98137-5361

- Alessandra Lobato Camargo: Autismo e Música. 98126-9134.

- Maricley Ribeiro: Presidente da AMAD.

- Cristina Dias: Presidente da AMAZUL.

Telefone: (96) 98112-3091
Telefone: (96) 99178-7438
Telefone: (96) 98113-2933
Prof. Renan: (96) 98140-7127  Prof. Marco: (96) 98124-7022
Telefone: (31) 98732-8878

NOSSOS PALESTRANTES

Movimento Orgulho Autista Brasil

  • w-facebook